www.roriz.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
Associação Cultural e Recreativa de Roriz


                                                      

A  Associação Cultural e Recreativa de Roriz (A.C.R.R), fundada em 12-12-1990, é uma das importantes colectividades existentes na freguesia.

 

  Foram fundadores da associação, um grupo de Rorizenses, nomeadamente, João Evangelista de Sousa Miranda, Manuel Arsélio de Sousa Miranda, José Luís Duarte da Cruz, Francisco Ferreira e João Pereira Maciel.  

   Era imperioso fazer despertar a comunidade, mobilizar as pessoas, desenvolver actividades no campo social e cultural, contribuindo para o enriquecimento do património cultural.

   A apresentação pública da Associação à comunidade foi um grande evento cultural com teatro, música e dança.

   Como todas as Associações, também a A.C.R.R tem o seu Emblema que é constituído por 4 Símbolos

   O Escudo, representa a defesa contra os vícios da sociedade moderna.

   O Facho, tem como objectivo representar a chama da união da grande família que é Roriz.

   O pé de Milho, simboliza o fruto do trabalho da A .C.R.R e do meio em que está inserida

   Os Louros, significam a vitória e a satisfação sempre que os objectivos se concretizem.

   As Cores também têm o seu significado.

  O emblema, é na sua originalidade colocado sobre um fundo branco que significa a transparência da A .C.R.R.

   O Amarelo, a luz nascente.

   O Verde, a esperança.

   A associação possui sede própria, é um edifício que oferece um conjunto de valências e que são essenciais para a colectividade.

   A associação desenvolve actividades direccionadas para todos os grupos etários, em áreas de actuação muito diversificadas, tais como:

 

Área da formação

   Cursos de Formação para Jovens e Adultos, cursos de informática, Corte e Modelismo, Culinária, Pastelaria, Contabilidade, Primeiros Socorros, Apoio à Terceira Idade, Jardinagem, Iniciação à Electricidade e Formação de Pais/Educadores.

 

                                    Área da cultura

   O recriar e reviver as tradições ligadas ao meio rural; mostra do Ciclo do Linho, Cegada e Malhada do Centeio, Cegada e Desfolhada do Milho e Espadelada.

   Oficina de Teatro, o grupo de teatro anima os eventos realizados pela associação e outros como a comemoração do Dia Mundial da Criança.

 

Área do Ambiente

   Na associação existe uma Brigada de Intervenção Ambiental que procura sensibilizar a população para as questões ambientais, e em parceria com outras instituições da freguesia promove acções de limpeza e recolha de lixos nas áreas naturais, bem como a limpeza das linhas de água e requalificação dos espaços envolventes.

 

Área do Desporto

   Ciclismo; representado pelo Pedal Clube, com cerca de 20 ciclistas, alguns dos quais se têm destacado a nível Regional e Nacional.

   Participação de um ciclista, na categoria de Cadetes, num encontro de ciclismo na Bélgica em 2004, representando a Selecção Nacional, destacando-se com melhor Português em 8º lugar da geral.

   Em 2003 conseguiu-se o título individual de Campeão Nacional de Infantis.

   Em 2005, o título individual de Campeão Nacional de Juvenis.

   Pelas fileiras passaram também 4 Campeões Regionais de BTT.

   Atletismo; A primeira actividade desportiva da associação, teve como ponto de maior destaque contribuir para a formação da atleta Rorizense, Fernanda Miranda, atleta profissional que actualmente representa o Sporting Clube de Braga.

   Esta modalidade, depois de um interregno, retomou a actividade, integra 16 atletas, destaca-se a integração de atletas na selecção distrital, e o título de Campeão Nacional de Estrada, por equipas, no escalão de Aspirantes.


 

     Códigos Postais

 

 

    Previsão do tempo

 

 

   

  Risco de Incêndio

    

 

 

Atendimento

Público

Terças e Quintas

20.00 às 22.00

Serviço Público

Internet

Terças e Quintas

20.00 às 22.00