www.roriz.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
Grupo de Música Popular de Roriz

 

 

  O Grupo de Música Popular de Roriz, também conhecido por "Grupo de Cavaquinhos", foi fundado em 2 de Maio de 1990, e nasceu graças ao entusiasmo de um grupo de jovens que viam na música uma forma de ocuparem os seus tempos livres e um meio de se fazer algo em prol da cultura local. Surgida a ideia da formação do grupo, caminhou-se no sentido da concretização de tal objectivo.

  O primeiro passo foi a constituição de uma direcção para gerir tal projecto e a seguir procedeu-se à requisição de um professor de música no sentido de dar a devida formação musical a todos os jovens interessados e prestar a devida orientação em termos da constituição do grupo.

  Dados os primeiros passos, o grupo foi apresentado à comunidade Rorizense. A ideia foi recebida com enorme entusiasmo e com todo o apoio das pessoas da comunidade. Importa salientar a ajuda monetária que as pessoas deram ao grupo para a aquisição da aparelhagem sonora.

  Numa época em que os jovens são constantemente persuadidos a olharem para novos estilos de música modernistas e a esquecerem um pouco a de raiz popular, o nascer de um grupo de música popular surge num momento oportuno. Permite reviver e chamar a atenção dos jovens locais para a importância que a música de raiz tradicional popular tem na identidade cultural da sua terra.

  Existe em Roriz como que uma escola onde periodicamente se inscrevem numerosos elementos, desde crianças, jovens e até adultos, para se iniciarem musicalmente e ingressarem de seguida no grupo.

  Em termos musicais, o grupo faz a recolha da música popular da terra e de outras terras do país, que depois de ensaiadas, são levadas ao conhecimento das pessoas.


  É um grupo que promove também actividades locais de dinamização cultural, sendo as mais importantes, o reviver da tradição do "Cantar de Reis" e a comemoração do seu aniversário.

  Nestas datas, Roriz vive momentos de diversão e de cultura, uma vez que vários grupos musicais e teatrais aqui se deslocam para integrar e contribuir nos eventos culturais.

  Importa salientar que o grupo também tem marcado a sua presença noutros eventos na freguesia, como é o caso do Magusto da Freguesias que se realiza no Parque de Jogos.

  O grupo tem vestuário próprio com cores branca, verde e negra. É de salientar o apoio que o grupo tem do INATEL de Braga, sempre presente nas actividades e convidando o grupo para outras localidades.


 

     Códigos Postais

 

 

    Previsão do tempo

 

 

   

  Risco de Incêndio

    

 

 

Atendimento

Público

Terças e Quintas

20.00 às 22.00

Serviço Público

Internet

Terças e Quintas

20.00 às 22.00